Entrevista - Garotos Podres 20 anos



Oi, tudo bem?
Diferentemente da letra, o tédio não os consome até porque eles não param. Em 20 anos de estrada, esses garotos já quiseram conhecer a mordomia de Brasília, viraram vermes, falaram do rock de subúrbio, cantaram para o papai-noel e em alguns momentos nem sabiam o que queriam. A Rock Press conversou com o vocalista Mao sobre a trajetória de uma das bandas mais representativas do rock nacional.

Como seria o balanço desses 20 anos de carreira dos Garotos Podres? O que vocês ganharam ou perderam? Quais os "louros" colhidos nesses 20 anos?
Inicialmente (1982), queríamos apenas nos "divertir", ensaiando nos sábados à tarde e, participando de alguns festivais de bandas punks ou festivais de colégios. Não tinhamos a pretensão de gravar (o que na época era muito difícil!) e muito menos de tocar profissionalmente.
Em 1985 lançamos o nosso primeiro "álbum" (o "Mais Podres do Que Nunca"). Este saiu "por acidente", pois havíamos entrado em estúdio apenas para gravar uma "fita demo" (em 12 horas, num estúdio de "8 canais"), e como achamos que a qualidade da gravação tinha ficado "acima das expectativas", resolvemos lançá-lo na forma de LP. Como era a época da "emergência" do "Rock Nacional", conseguimos algum espaço na mídia, e vendemos na época (85-86), cerca de 50.000 cópias. Posteriormente lançamos o "Pior Que Antes" (1988), "Canções Para Ninar" (1993), "Rock de Subúrbio - Live" (1995), "Com a Corda Toda" (1997) e "Live in Rio" (2000), além de alguns E.P.s (7") na Europa, e participado de diversas coletâneas na Europa, EUA e Canadá.
Hoje ainda não conseguimos nos profissionalizar totalmente (não vivemos exclusivamente da banda!) ... mas para quem apenas queria "se divertir ensaiando nos fins de semana", acho que nós conseguimos ir muito além disso! ...

Como vocês pretendem comemorar esses 20 anos de carreira?
Não planejamos fazer nenhum tipo de comemoração. O selo Rotten Records está preparando uma coletânea "Tributo - Garotos Podres" deve sair até o final do ano.

O relacionamento com as gravadoras sempre foi muito complicado, a que vocês atribuem esse "azar" com os empresários fonográficos?
Nós já tomamos tanto "chapéu" das gravadoras pelas quais passamos, que até pensamos em "mudar de ramo", e montar uma "chapelaria" ... Não atribuímos isto à um pretenso "azar", mas ao mecanismo em que trabalham a maior parte das gravadoras no Brasil. Temos certeza que não fomos os únicos a serem "sacaneados" por gravadoras, pois a maioria das outras bandas tiveram problemas parecidos (em maior ou menor grau). Não é a toa que a "máfia" fonográfica resiste como o "diabo à cruz", em relação ao projeto de numeração de CDs.

Vocês fizeram um clip da música "Expulsos do Bar"do Mata-Ratos (Portugal) que não foi aceito pela MTV por conter cenas de violência. O que vocês têm a dizer sobre clipes como o do Charlie Brown Jr carregados de violência que a MTV tem veiculado?
Esta é uma boa pergunta! ... será que o clip foi recusado por que era dos "Garotos Podres"? ... se fosse de outra banda seria aceito? ... que tipo de violência a MTV não quer divulgar? ... seriam as cenas de "insurgência popular" em El Salvador, divulgadas pela Frente Farabundo Martí de Liberación Nacional, que estavam em nosso clip, que o tornaram inaceitável? ... alguma restrição de natureza política? ... a MTV é uma emissora norte-americana e, naquela época, os EUA enviavam armas, dinheiro e acessores militares para combater a FMLN; isto tem alguma relação com a proibição de nosso clip? ... a alegação de conter "cenas de violência" para justificar o veto de nosso clip, seria apenas uma "desculpa"? ... seria a falta de "jabá"? ... na verdade, realmente NÃO SABEMOS, porque o clip foi recusado!!!

Vocês pretendem relançar o LP "Pior que antes..." em CD ou tem algum impedimento por parte da gravadora?
Pretendemos, mas infelizmente ainda não tivemos tempo de "correr atrás" disto, uma vez que é um pouco complicado.

Com tanto tempo de carreira ainda não deu para largar os empregos tradicionais?
Infelizmente ainda não! ... o Mau continua professor, o Mauro Tatuador, o Sukata advogado e o Capitão Caverna encarregado de logística.

Porque o Português saiu da banda, foi só por causa da Rotten Records?
Em parte ... como nós não conseguimos sobreviver exclusivamente da banda, ficou difícil para ele conciliar as suas atividades .

Em que bandas o "Capitão Caverna" Nunes tocou antes de entrar pros Garotos Podres e como vocês conheceram ele?
O Cap. Caverna tocou no "Blasphemer", e conheceu o Mauro atraves do gosto pela tatuagem.

As letras sempre incrementadas por humor negro já renderam alguns preconceitos e problemas como no caso de "Fernandinho Veadinho". Ao mesmo tempo as letras ácidas e sarcásticas foramo caminho para conquistar público e acabou chamando a atenção da mídia. Como é esse paradoxo?
Sempre procuramos nos utilizar de nossas músicas para dar ritmo à nossas idéias, e sempre pagamos um preço por isso! No "Mais Podres do Que Nunca" (1985), tivemos duas músicas "censuradas", pelo extinto Departamento de Censura da Polícia Federal. No "Pior que Antes" (1985) o problema foi um pouco mais sério, pois o LP já estava pronto, e tivemos uma música "proibida". Tivemos que entrar com "recurso" em Brasília, que foi julgado "desfavoravelmente" em 04 de outubro de 1988 (um dia antes de entrar em vigor a atual constituição, que extinguiu a "Censura"). No "Canções Para Ninar", tivemos problemas com o Ministério da Justiça, que numa atitude claramente ilegal, chegou a enviar "fax", ameaçando as rádios que ousavam tocar "Fernandinho Veadinho", e ainda fomos "censurados" no "Programa Livre" (na época era apresentado por Serginho Groisman), e o programa que gravamos "não foi ao ar".
Apesar de todos estes problemas, mesmo com pouco espaço na mídia, conseguimos uma certa "notoriedade". A época em que lançamos o nosso primeiro LP, era o início da chamada "Transição Democrática" que marcou o final da "Ditadura Militar" (1964/84). Era um período que predominava o "espírito" do "liberou geral", que apesar da persistência de mecanismos autoritários (como o Departamento de Censura da Polícia Federal), começou a haver um grande interesse em bandas politicamente engajadas ou contestatórias por parte da maioria das pessoas e mesmo de parte da mídia.

Como vocês se sentiram sendo a primeira banda punk brasileira a tocar na programação normal das rádios?
Em 1984 começam a surgir as primeiras rádios ditas "alternativas". Na verdade eram FMs comuns que tinham como característica principal tocarem um gênero musical que praticamente estava banido da maioria das rádios, o "Rock". Em SP havia a "97", no Rio, a "Maldita", em Porto Alegre, a Ipanema. Posteriormente surge em SP a "89". Estas foram as primeiras rádios que começaram a "executar" músicas das bandas que ficaram conhecidas como às do "Rock Nacional" dos anos 80. No meio deste "vácuo" destas bandas, conseguimos pegar carona na "rabeirinha", e conseguimos que as músicas do "Mais Podres do Que Nunca", fossem vinculadas nas programações destas rádios.
Obviamente isto não durou muito, pois a partir do final dos anos 80, inicia-se uma "reação conservadora", que ficou marcada pela eleição de Fernandinho Collor de Melo. Estas rádios, ditas "alternativas", institucionalizaram-se e, cada vez era menos nítida a diferença entre estas e as rádios ditas "comerciais". A partir de então o nosso "espaço" na mídia foi decrescendo, mas apesar de tudo, nos sentimos bastante satisfeitos em talvez, ter contribuído para abrir espaço para outras bandas!

Porque vocês escolheram o Pedro de Lara para participar do vídeo-clipe de "Mancha"?
A ideia não partiu de nós a equipe da produção do clip queria colocar uma figura conhecida para participar do clip. Convidaram algumas pessoas, que não concordaram ... O Pedro de Lara topou.... gostamos da idéia, pois praticamente crescemos assistindo todas aquelas besteiras que "passava" na TV e o Pedro se mostrou um cara completamente muito doido e humilde e foi uma grande festa....

Vocês se consideram estigmatizados por fazerem um som punk rock oi? E como fica o público nessa história, dá pra discernir se são punks ou carecas em sua maioria?
Nós nunca nos preocupamos muito com esta questão de "estilo musical". Sempre gostamos do "Punk Rock" do final dos anos 70, da "Oi! music" do início dos 80 e do "Ska Two Tone" do final dos 70 e início dos 80; e é aí que estão até hoje, as nossas influências musicais. Em nossos shows, a maioria do público é composta de pessoas que não pertencem a nenhuma tribo, mas que curtem o nosso som e se identificam com a banda!

Como foram as experiências na Europa?
Fizemos 10 shows (2 em Portugal em 8 na Alemanha), rodamos uns 5.000 km em uma "van" (em 19 dias!), bebemos tudo o que era "líquido". Destes 10 shows, 3 deles foram "grandes" (Lisboa, Berlin, Dresden). Descobrimos que "proporcionalmente" somos mais conhecidos em Portugal do que no Brasil, e na Alemanha nos divertimos muito andando pelas ruas "ligeiramente" bêbados, ensinando os alemães a falarem "português" (palavrões, é claro!). Foram indubitavelmente os 19 dias mais divertidos de nossas vidas, chegamos a fazer shows em plena 2ª feira (2, e com público!)

O que vocês acharam do show no Ballroom que deu origem ao CD Live in Rio?
O "Live in Rio" é outro "álbum" nosso que saiu "por acidente"! Quando fizemos o show, não pensávamos em "gravá-lo", e portanto, não era um "show especial" com esta finalidade (gravação). Era apenas um show comum, e como na mesa de som do Ballroom, havia um gravador "mini-disk", gravamos "direto da mesa". Depois de algumas semanas, ouvimos a gravação e ficamos surpresos com a sua qualidade, o que nos levou a masterizá-la e lançá-la na forma de CD. O que achamos legal neste CD é que, tirando a montagem de "um fictício grande público" que colocamos "de zoeira" no início, ele registra bem o que é o nosso show!




Quem são os Garotos?
Mao: vocal e gaita
Idade: 37 anos
Profissão: Professor
Está na banda desde 1982.
É quem faz a maioria das letras das músicas.
Antes de formar os Garotos Podres era vocalista da banda Submundo.

Mauro: guitarra/backing vocal
Idade: 38 anos
Profissão: Tatuador
Está na banda desde 1982.
Antes de formar os Garotos Podres não fazia nada.
Atualmente de vez em quando faz alguma coisa.

Sukata: baixo/backing vocal
Idade: 34 anos
Profissão: Advogado
Está na banda desde 1984.
Antes de entrar para os Garotos Podres era metalúrgico.
Atualmente não faz nada. E chega atrasado nos ensaios.

"Capitão Caverna" Nunes: bateria/backing vocal
Idade: 33 anos
Profissão: trabalhador
Entrou para a banda em 1997.
Antes disso tocava em outras bandas e trabalhava pra cacete.
Atualmente trabalha que nem doido.


Discografia

" MAIS PODRES DO QUE NUNCA" LP/CD - Originalmente lançado em LP no ano de 85,. Gravado e mixado em 12 horas em 8 canais no estúdio Vice-Versa (SP), produzido por Redson (Cólera), editado inicialmente pelo selo Rocker, e no ano seguinte pelo selo Lup-Som. Em 1987 o selo Lup-Som lançça este mesmo LP com o título "Pisando na M...", e com outra capa. Vale lembrar o incidente que deu origem a este título, quando os Garotos Podres insatisfeitos com os trabalhos e o descaso da gravadora, literalmente pisaram na merda e deram um passeio pelo escritório acarpetado desta gravadora. Em 1995 este LP foi editado em CD pelo selo Rotten Records, onde foi incluída a música "Meu bem". A partir de 1997 a própria banda vem editando este CD.

"PIOR QUE ANTES" LP Segundo álbum da banda editado em 1988 pela gravadora Continental, produzido por Mauricio Defendi ( ex-baixista da banda Ultraje a Rigor) gravado em 16 canais no estudio Transamérica (SP). Neste LP figura a música "Subúrbio Operário", que os Garotos Podres executam no curta-metragem "Rota ABC" do cineasta Francisco Cézar Filho. Este álbum está fora de catálogo e não há lanççamento previsto em CD, mas algumas músicas como: "Batman", "Subúrbio Operário", "Eu Não Gosto do Governo", "Proletários" e "Garoto Podre" estão no CD "Rock de Subúrbio - Live!". As músicas "Subúrbio Operário" e "Garoto Podre" também estão no CD "Com a Corda Toda" com uma nova gravaçção.

"CANÇÕES PARA NINAR" LP/CD Terceiro álbum da banda editado em 1993 pelo selo Radical Records, produzido por Roger Moreira (Ultraje a Rigor) gravado em 24 canais no estudio Rac (SP). Reeditado em CD em 1999 pela própria banda.

ROCK DE SUBÚRBIO - LIVE!" CD Editado em 1995 pelo selo Fast'n"Loud (Portugal). Gravado ao vivo em 4 canais - DAT num pequeno bar da periferia de Mauá-SP na íntegra e sem cortes. A versão portuguesa deste CD está esgotada, mas a própria banda o relanççou, com algumas mudançças na capa em janeiro de 1999.

"COM A CORDA TODA" CD Quarto CD da banda editado no final de 1997 pela gravadora Paradoxx Music (que está sendo processada judicialmente pelos Garotos Podres). Produzido por Clemente (Inocentes), e gravado no estudio Be Bop em 32 canais. Este cd conta com sete músicas inéditas e duas versõões: "Skinhead Girl" da banda jamaicana do final dos anos 60 "Symarip", e "Expulsos do Bar" da banda portuguesa "Mata-Ratos" além de quatro regravaççõões: "Garoto Podre", "Anarkia Oi!", "Papai-noel Velho Batuta" e "Subúrbio Operário". Este CD é o ultimo trabalho da banda (até o momento) e a última participaçção do baterista Portuguêês que após o término das gravaççõões abandonou o grupo. Este CD está fora de catálogo.

"ARRIBA! ARRIBA!" CD Coletânea editada em 1997 pelo selo portuguêês Fast'n'Loud, com músicas dos primeiros trabalhos dos Garotos Podres e algumas faixas gravadas ao vivo na Alemanha durante a tourné realizada 1995 com a banda Mata-Ratos em Portugal e Alemanha. Este CD está fora de catálogo.

LIVE IN RIO" CD Segundo CD ao vivo da banda editado em Setembro de 2001 pela própria banda. Gravado ao vivo no Ballroon - Rio de Janeiro em Outubro de 2000. Reune músicas de todos os trabalhos da banda, e é o primeiro trabalho dos Garotos com o seu novo baterista "Capitão Caverna Nunes".

Ep´s
"MORDOMIA" E..P Editado na Françça em 1994 pelo selo "One by One", com as músicas: "Aos Fuzilados da C.S.N" e "Mordomia". Fora de catálogo.
"BEBEDEIRAS E MIÚDAS" EP split Editado na Alemanha pelo selo Walzwerk em 1995, com as bandas Garotos Podres e Mata-Ratos. Fora de catálogo

Compilações
"ATAQUE SONORO" LP/CD Coletânea com 10 bandas brasileiras, entre elas: Ratos de Porão, Cólera, Grinders,etc.. Editada em LP pelo selo Ataque Frontal em 1985 e reeditada em CD em 2000. Nesta coletânea os Garotos Podres participam com 3 músicas que serviram de partida para a gravaçção do seu primeiro trabalho
"VOZES DA RAIVA" CD Editada em Portugal pelo selo Fast'n'Loud em 1995 com as bandas:Garotos Podres, Mata-Ratos e Pé-de-Cabra de Portugal. Fora de catálogo
UM CHUTO NA OREIA" CD Coletânea com 16 bandas brasileiras entre elas: Os Muzzarelas, Açção Direta, F.D.S., Os Cabelo Duro, etc.. Editada em 1995 pelo selo Fast'n'Loud (Portugal). Fora de catálogo.
URBANOISE" CD Coletânea editada em 1996 pelo selo Rotten Records (Brasil) com a participaçção de 10 bandas brasileiras de diferentes estilos.
"PLAY IT LOUD" CD Coletânea editada em Portugal pelo selo Fast'n'Loud em 1996 com vinte bandas dos países: Alemanha, Portugal, Irlanda, Japão,Brasil e República Tcheca. Fora de catálogo.

"CAUGHT IN THE CYCLONE" CD Coletânea editada em 1997 nos E.U.A. pelo selo Cyclone Records, com a participaçção de 18 bandas de vários países.
"PUNK ROCK MAKES THE WORLD GO ROUND" CD/LP Coletânea editada na Alemanha em 1997 pelo selo Teenage Rebels Rec. com 24 bandas de 24 países.
"CULT 22" CD Coletânea editada em 1997 pelo selo RVC Music (Brasil) com a participaçção de várias bandas brasilerias de vários estilos.

"ROCK DA CIDADE" CD Coletânea editada pela gravadora Paradoxx Music (que até hoje não efetuou os pagamentos dos direitos referentes a vendagem desta coletânea) em 1998 com as bandas: Skamoondongos, Ira!, Ratos de Porão, Skuba, etc.
SEXTA ROCK" CD Coletânea editada pelo selo Paradoxx Music ( que também até hoje não efetuou os pagamentos dos direitos referentes a vendagem desta coletânea) em 1998 com a participaçção das bandas: Pavilhão Nove, Skamoondongos,Inocentes, etc.
"OI! UM GRITO DE UNIÃO VOL.3" CD Coletânea editada em 2000 pelo selo Rotten Records (Brasil) com bandas do Brasil e da Espanha. Nesta coletânea os Garotos Podres participam com uma faixa inédita.

*Matéria originalmente publicada na Rock Press - 2002.

Veja meu currículo