Resenha - Barulho Records

Vocês sabem o que é Barulho?

O significado segundo o pai dos burros, é: Barulho. s.m. (o) 1. Som desagradável, quase sempre alto, produzido por vibrações confusas; ruído. 2. Desordem estrondosa, com gritaria, pancadas, etc. 3. Alarde; provocação ostensiva. 4. Confusão; problema.

Tudo bem, até dá pra concordar mas se ele tivesse conhecido um selo do sul do país, a definição dele não se limitaria a isso aí, estaria incluso: contagiante, elétrico, melódico, rápido, isso sim é a Barulho Records com seus lançamentos “crocantes”. A Barulho vem lançando nos últimos anos material de bandas do Brasil e exterior, trazendo para os nossos ouvidos muito punk rock, hardcore, ska e psychobilly.


Hey Punk Rockers 1
A primeira edição desta coletânea, conta com os cariocas do Wacky Kids e Long Way. O vocal feminino está presente em duas bandas: a capixaba Funny Feeling, com letras em português falando de confiança, respeito e relação com amigos e os sulistas da Hülk com um som bem parecido com Ramones. O som continua rolando com o pessoal da Enzime e a turma do Randal Grave que garantiu um pouco de ska com a presença de metais em algumas músicas. Ainda rola bonus track da Rivets, banda que logo depois teve material lançado pela Barulho. Enfim, muito HC melódico, punk rock e um pouco de ska nesse lançamento do selo paranaense que acertou em cheio na escalação das bandas.


Hey Punk Rockers 2
A coletânea abre em grande estilo com os cariocas do Sorry Figure e seu punk rock melódico estilo Screeching Weasel, seguidos pelos caras do The Invisibles. Depois de 8 sons em inglês surge a galera da Duff´s com letras em português e um toquezinho de ska na faixa Maria Gasolina. Depois de uma pausa, o idioma da terra do Tio Sam volta e permanece até o fim dessa bolachinha que ainda conta com a galera do Blank Page, Sugar Kane e The Gentlemen. Para fechar essa edição um bonus track: Won´t change for good do Pinheads tocada pela galera doVatos. Pogo do início ao fim.

Hey Punk Rockers 3
Esta edição traz mais uma safra de boas bandas de punk rock. Começando com Overjoeyd, seguida de Why not?, Faulty Puzzle, os gaúchos do Colide, os santistas The Bombers, A-OK, My dog is virgin e Boobarelas. As músicas parecem ter sido escolhidas a dedo, o que faz com que essa coletânea seja redonda.

Hey Punk Rockers 4
Talvez pela diversidade, 23 bandas participaram desta edição, pode-se arriscar que essa é a melhor coletânea das quatro. Na verdade o ideal é escutar todas, aproveitando a oportunidade para conhecer várias bandas de punk rock/ HC e escolher as suas preferidas. Então vamos lá! O CD pode ser dividido em dois times de futebol com goleiro e juiz. A partida começa com o pessoal da Atrack com um punk rock melódico e rápido, a bola é passada para a Blend 69 e a Caphofo marca um gol com a irônica “Mamãe quero ser punk”, o jogo continua com Core Fun, Go Ahead, Imperpheitos, Jellie e Luz Vermelha HC. Pela lateral Mike get out lança um ska de leve e a partida segue com bolas divididas por Name it yourself e Neitan, um pênalti é marcado por No break num punk rock bem ingênuo na música “O que fazer?”, Only Way for all cobra o pênalti e Real Big Shit defende com “Só uma chance”. A Riot 99 parte para o ataque com seu punk rock anos 90 e o jogo segue pelo meio de campo com Self Defense, Skhizorrata e Slow Motion. Na defesa fica o pessoal da Surprise set , os capixabas da Vincit´s e os nordestinos do 3 nuts, na prorrogação entra em campo December e Nevergood dá o apito final. Resultado da partida? A Barulho deu uma goleada nessa edição de Hey Punk Rockers.


Confusion -Confusion
Relançamento do primeiro CD da banda lançado pela Barulho em 1998, que já estava esgotado, nesta segunda edição eles mudaram a capa e incluíram 3 bônus gravados em 2000. A música Failure que abre o disquinho, lembra os alemães do Rasta Knast, a bolachinha segue com as guitarras passeando pelo ska e de repente trilham o caminho da Califórnia, entrando num punk rock à la Bad Religion mas as influências de ska continuam presente fazendo com que o som desses curitibanos soe divertido sem deixar de ser profissional.

Rivets - just a point of view

Banda formada por 4 ex-integrantes de duas bandas cariocas: Barneys e Wacky Kids, os cariocas do Rivets fazem punk rock melódico. O CD tem uma dúzia de sons melódicos bem feitos, inclusive com músicas candidatas a hit como There´s gotta be a clue. Quase no fim do disquinho surge um som que nos faz correr na estante e confirmar se o Bad Religion não tem uma música chamada Land of Giants, o som é totalmente sugado mas com um toque dos caras do Rivets. Marriage encerra o CD num clima de confraternização e sentimento de dever cumprido. Audição obrigatória!



Os Catalépticos - Little Bits of insanity

O trio curitibano faz um psycho furioso, com clara influência de Reverend Horton Heat. No meio do CD surge um som instrumental “Closing my coffin” que no lugar de fechar o caixão, escancara-o mostrando do que a banda é capaz. A partir daí é que o psycho é injetado direto na veia, num total de 13 músicas. Contagiante e insano, só ouvindo para entender o que isso quer dizer.

Riotgun - Shortcut´s to nowhere

Uma mistura de melodia e rapidez. Assim pode ser definido o som deste norte-americanos. Em certos momentos têm-se a impressão de que é uma banda oi, mas isso cai por terra quando o HC melódico bem ao estilo californiano toma espaço. Calma! Não é só melodia não... a rapidez surge quando menos se espera, com baixos que fazem a diferença em algumas canções e o CD fecha em grande estilo com a instrumental Last one built que nos instiga a voltar para a primeira música e não parar de ouvir. Então é isso! Coloque todos os estilos de HC num caldeirão, misture bem e pronto! Ouça e tire suas próprias conclusões.


Sugar Kane - Once One Day

O punk rock com influências de Bad Religion e dos capixabas do Dead Fish é executado com profissionalismo pelos curitibanos do Sugar Kane. Nem no momento “descanse e tome fôlego” proporcionado por Freak out, uma baladinha com direito a palmas acompanhando violão e uma tímida percussão, eles deixam a peteca cair e seguem com mais punk rock até a última faixa que dá nome ao CD. Once one day começa lenta e melodiosa na faixa 12 e termina na 13 com uma bateria nervosa e um vocal mais “acordado”. Quem tiver paciência e deixar o CD rolando depois de terminar a última faixa terá um a surpresa: existe um bônus não mencionado no encarte.


Sorry Figure - the summer that you will not come...

Depois de lançarem uma demo em 98, participarem de duas coletâneas, uma split e abrir shows para os argentinos do Restos Fosiles, o trio de Cabo Frio lança seu primo CD pela Barulho. Com 7 sons + 3 bônus gravados em 98, eles fazem um punk rock melódico, com letras em inglês e influências de Garage Fuzz e Screeching Weasel. O som uniforme e preciso dos caras agradará em cheio quem curte punk rock melódico.

Smitten - 7 years of melody

Material lançado em 2001 quando a banda argentina completou 7 anos. A compilação com 28 sons de 3 álbuns: “Oscuro Cielo”, “Después del Silencio” e “Rare love traxx” está recheado de letras que falam de amor, perdas e amizade, num punk rock melódico em que maioria das músicas são cantadas em espanhol e algumas em inglês. O vocal melódico junto com um instrumental bem executado fazem deste material item obrigatório para quem curte esse tipo de som.


*Matéria originalmente publicada na Revista Rock Press em 2002.

Veja meu currículo